Raio-x Digital

Raio-x Digital2018-06-10T21:23:58+00:00

O que é exame de Raio-X?

É um exame de diagnóstico médico por imagem que tem como finalidade “tirar uma fotografia” de determinado ponto do corpo humano. Com o resultado desse exame, o médico passa a ter elementos para que, apoiado no exame clínico, possa fazer o melhor diagnóstico e propor o tratamento mais adequado para cada patologia.

Quais os tipos de Raio-X existentes?
Nós contamos com a radiologia convencional e, mais recentemente, passamos a dispor da radiologia digital. Esta última constitui um avanço significativo em relação à radiografia tradicional.

Qual a diferença entre ambas?
No equipamento tradicional o estudo é obtido da sensibilização de um filme comum por meio de Raio-X. Na radiologia digital, o filme convencional é substituído por uma película especial, sensível aos Raio-X, que é lida por equipamento moderno de computação, o que proporciona uma imagem de alta resolução.

Qual a principal vantagem da Raio-X digital sobre a convencional?
A principal vantagem é a obtenção de imagens de melhor qualidade, o que proporciona maior sensibilidade na detecção de patologias. A radiologia digital é processada em uma estação de trabalho computadorizada, onde temos a possibilidade de processá-la com o uso de sofisticadas técnicas. Com isso temos ainda a possibilidade de fazermos diagnósticos cada vez mais precoces.

Alguma outra vantagem pode ser destacada?
A radiologia digital possibilita a diminuição da repetição dos exames a que comumente o paciente está sujeito com a técnica tradicional. Com isso, diminui-se a freqüência de sua exposição à radiação ionizante. Outra vantagem é que sendo o processo totalmente digital nos permite disponibilizar os exames em CDs, facilitando o arquivamento das imagens para consultas necessárias. Raio-X

O que é um equipamento de Raio-X?
O equipamento usado para este exame consiste em um instrumento que transforma corrente elétrica em Raio-X. O paciente é posicionado entre esta porção do aparelho — chamada tubo de Raios-X — e o receptor, onde fica a película do filme radiográfico ou uma placa para gravação digital. O exame pode ser realizado em pé, deitado ou sentado, dependendo de qual região do corpo vai ser estudada.

O exame de raios-X é o método de imagem mais antigo e ainda o mais utilizado para a obtenção de imagens médicas.

É um exame indolor, obtido mediante a exposição de áreas do corpo à determinada dose de radiação ionizante, gerando imagens do seu interior que podem ser registradas em filme ou em um detector digital. É um método amplamente utilizado para a avaliação do tórax, coluna, do esqueleto em geral e de órgãos abdominais, dentre outros. Utilizando-se um meio de contraste é possível aumentar a gama de usos deste método, para avaliação de estruturas do nosso corpo como o tubo digestivo, vias urinárias, canais lacrimais, ductos salivares, entre outros.

EXAMES DE RAIO-X REALIZADOS

Abdomem agudo
Abdomem simples
Adenóides ou cavum
Antebraço
articulação coxofemoral (quadril)
Articulação escapuloumeral ombro
Articulação esternoclavicular
Articulação temporo-mandibular bilateral
Articulação tíbiotársica (tornozelo)
Articulações sacroilíacas
Bacia
Braço
Calcâneo
Clavícula
Coluna cervical
Coluna dorsal
Coluna dorso-lombar para escoliose
Coluna lombo-sacra
Costelas – por hemitórax
Cotovelo
Coxa
Crânio
Densitometria óssea – corpo inteiro avaliação de massa óssea
Densitometria óssea – rotina: coluna e femur (ou dois segmentos)
Densitometria óssea (um segmento)
Escanometria
Esterno
Incidência adicional de membro inferior
Joelho
Mão ou quirodáctilos
Mãos e punhos para idade óssea
Maxilar inferior
Omoplata ou ombro funcional
Ossos da face
Panorâmica de membros inferiores
Patela
Pé ou pododáctilos
Perna
Punho
Sacro-coccix
Seios da face
Sela turca
Tórax

AGENDE SEU EXAME

Use o formulário abaixo ou clique aqui para agenda pelo Whatsapp

Nome Completo:

Telefone:

Email:

Exame:

Data de interesse:

Período:

Convênio: