Densitometria Óssea

Densitometria Óssea 2018-06-16T11:08:43+00:00

O exame de Densitometria Óssea serve para medir a densidade dos ossos a fim de diagnosticar a osteoporose e avaliar o risco de fraturas.

A osteoporose é uma doença óssea comum, na qual os ossos ficam frágeis. Essa fragilidade pode ocasionar fraturas da coluna vertebral, quadril, tornozelo ou punho, com um simples tombo que, no caso de uma pessoa com estrutura óssea normal, talvez não resultasse em fratura.
Os médicos usam uma tecnologia avançada de Raio-X, conhecida como absormetria radiológica de dupla energia ou DEXA (DualEnergy X-ray Absorptiometry), para detectar a osteoporose. O DEXA, atualmente, é um método estabelecido para medir-se a densidade mineral óssea (DMO).
É um procedimento rápido e indolor para a medição da densidade mineral óssea. Com ele, essa medição é feita na parte inferior da coluna vertebral e nos quadris.
Como devo me preparar para uma Densitometria Óssea?

Não deixe de trazer consigo os exames e laudos de quaisquer densitometrias ósseas anteriores.
É importante que o exame seja realizado na mesma posição para que se possa fazer uma comparação correta.
Não há restrições quanto à alimentação. Porém, não tome nenhum suplemento de cálcio 24 horas antes do exame.
Se você, recentemente, recebeu uma injeção de meio de contraste para tomografia computadorizada (CT scan), submeteu-se a uma ressonância magnética ou passou por um estudo de bário, talvez seja preciso esperar de 10 a 14 dias antes de realizar a densitometria óssea. O motivo é que todos eles – o meio de contraste para tomografia, os marcadores da ressonância magnética e o bário – podem interferir na densitometria óssea e acabar gerando resultados possivelmente incorretos.

Como é realizado esse exame?
• O exame demora cerca de 30 minutos e é indolor.
• Pedirão para você tirar a roupa e vestir uma bata hospitalar.
• Pedirão para você deitar-se em uma mesa de radiologia; o técnico posicionará as suas pernas com um suporte de esponja de forma que a sua pelve e parte inferior da coluna vertebral estejam corretamente alinhadas.
• Será feita a rotação do seu quadril para dentro, e será utilizado um suporte ou peso para mantê-lo na posição certa.
É importante permanecer tão imóvel quanto possível durante o exame a fim de assegurar uma imagem nítida e válida.
• O tubo de Raio-X passará sobre o seu corpo, fazendo medições.

Quem interpretará os resultados e quando estes estarão disponíveis?

Um radiologista interpretará os resultados do seu exame. Um laudo por escrito será encaminhado ao seu médico, geralmente dentro de alguns dias. Os seus resultados serão apresentados na forma de duas pontuações:
1) Pontuação T (“T Score”) – esse número indica a massa óssea que você possui em comparação com uma pessoa adulta do mesmo sexo no máximo de sua massa óssea.


2) Pontuação Z (“Z Score”) – esse número indica a massa óssea que você possui em comparação com outras pessoas da mesma faixa etária, do mesmo tamanho e do mesmo sexo.
O seu médico conversará com você, caso algum exame adicional ou tratamento seja necessário, com base nos seus resultados.

ultrasonografia asa norte brasilia df

AGENDE SEU EXAME

Use o formulário abaixo ou clique aqui para agenda pelo Whatsapp